Como Instalar Ducha Higiênica – Passo a passo

A ducha higiênica é um dos itens mais básicos de qualquer banheiro. Por mais simples que seja, ela sempre está presente, pois é um item que é utilizado para muitas coisas como lavar os pés e as partes íntimas, algo muito importante para a higiene do dia a dia.

Porém, na hora de instalar é comum não saber nem por onde começa e ter que contratar alguém só para isso, mas não há necessidade de ter esse custo. Instalar ducha higiênica é muito fácil.

Se você tem alguma dúvida sobre como instalar ducha higiênica leia esse post até o final e descubra como é fácil realizar a instalação.

instalação ducha higiênica

POR QUE TER UMA DUCHA HIGIÊNICA EM CASA?

Eis uma coisa que você deve estar se perguntando. É muito mais fácil não ter que comprar uma ducha evitando esses custos e também não ter o trabalho de fazer a instalação. Mas a verdade é que, como falamos, ter uma ducha higiênica em casa é muito importante. 

O uso da ducha, também conhecida como chuveirinho, é sempre lembrado como uma forma de fazer a higiene íntima, especialmente após fazer as necessidades básicas. Mas as vantagens vão além e facilitam diversas tarefas no dia a dia.

Por exemplo, quando vamos realizar um exame de urina, o recomendado é que a parte íntima seja lavada antes, para evitar que a amostra fique contaminada. Você pode tomar um banho (algo demorado e que pode fazer você prender a urina por um tempo considerável o que não é saudável), pode usar uma vasilha com um balde de água (impensável nos dias de hoje) ou pode deixar tudo mais prático e usar a ducha.

Outros usos para o dia a dia são para lavar os pés — melhor ainda se ducha for perto do box ou de algum ralo para água escoar — também pode ser usado para as mulheres para enxaguar o cabelo depois da hidratação ou pode ser usado também para lavar o banheiro, tornando a limpeza muito mais rápida.

E, para que possa ser utilizado de todas essas maneiras, é preciso garantir uma boa instalação da ducha higiênica.

PASSO A PASSO DE COMO INSTALAR DUCHA HIGIÊNICA

Montamos um passo a passo prático e simples, e ainda pedimos a uma de nossas clientes que realizasse a instalação de sua ducha higiênica e filmasse o processo.

O vídeo mostra que a instalação pode ser feita por qualquer pessoa e não somente um profissional da área.

Então chega de conversa e vamos ao passo a passo!

Nada de causar um enorme caos ao tentar instalar sua ducha higiênica.

Antes de mais nada, lembre-se de fechar o registro que leva água para o banheiro onde a ducha higiênica será instalada. Caso não haja um registro específico será necessário que o registro geral seja fechado.

Dessa forma, você minimiza os transtornos com vazamento de água durante a instalação de sua ducha higiênica, reduzindo a bagunça.

Separe o material que irá utilizar como fita veda rosca, furadeira e broca. Os demais materiais como bucha e parafusos para a fixação já estão junto com a ducha higiênica na embalagem.

PASSO A PASSO:

  1. Abra a embalagem e separe todos os materiais que serão utilizados;
  2. Passe fita veda rosca na extremidade do registro que será conectada à saída de água;
  3. Coloque a canopla (peça de acabamento) e rosqueie o registro na parede;
  4. Rosqueie o engate flexível no registro;
  5. Se o gatilho (torneira por onde sai o jato de água) não estiver fixado no engate flexível será necessário rosqueá-lo na outra extremidade.
  6. Marque os pontos de perfuração onde será fixado o suporte do gatilho.
  7. Perfure o local com o uso de furadeira e broca adequada (geralmente 5mm);
  8. Encaixe a broca no buraco (6mm) perfurado;
  9. Fixe o suporte com a ajuda dos parafusos que vieram na embalagem da ducha higiênica.
  10. Apoie a ducha sobre o suporte.
  11. Abra o registro e teste para ver o funcionamento de sua ducha higiênica.

Caso não tenha em seu banheiro uma saída de água exclusiva para a instalação da ducha higiênica, será necessário que a ducha comprada venha acompanhada de desviador ou você deverá compra-lo a parte.

Os desviadores permitem desviar o curso da água, possibilitando, assim, que ela possa ser utilizada por duchas manuais.

Nesse caso você usará o desviador na saída de água que leva água à caixa de descarga de seu sanitário.

COMO CUIDAR BEM DA SUA DUCHA HIGIÊNICA?

Por melhor que seja o seu produto, qualquer um, até os de maior qualidade, precisam de cuidados. São coisas básicas que você pode fazer para aumentar a vida útil do seu produto e assim, conservá-lo por mais tempo sempre precisar investir em outra ducha. Vejamos quais são eles:

  • Limpe a superfície regularmente com água e seque com um pano suave;
  • Para manchas mais difíceis, use um detergente neutro ou um detergente para vidros sem cor;
  • Evite que solventes orgânicos e químicos corrosivos entrem em contato com a superfície do produto.

Pronto! Tá vendo só que instalar ducha higiênica e cuidar bem esse item tão funcional não é um bicho de sete cabeças? 

E agora você já pode começar a procurar pela ducha que mais se adequa ao seu banheiro e às suas necessidades. 

Escolha uma ducha higiênica no nosso site e veja todos os modelos e tipos para combinar com a decoração do banheiro e também para facilitar o seu dia a dia!