Como regular o temporizador da Torneira Automática ou o fluxo de água.

Você já adquiriu sua Torneira Automática ou está pesquisando sobre os benefícios de economia de água antes de comprar a sua? Independentemente da situação, a Torneira Automática é conhecida pela economia de água e consequentemente redução do valor pago mensalmente à companhia de água de sua cidade.

O que poucas pessoas sabem é que podem economizar mais do que se imagina com o uso da Torneira Automática. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) e a SABESP, o simples fato de substituir as torneiras tradicionais pela Torneira Automática já resulta em uma economia de 25% a 75% do consumo de água.

O que a maioria das pessoas desconhece é que podem economizar ainda se aprenderem como regular o temporizador ou o fluxo de água de uma Torneira Automática. O que vai determinar é o modelo/marca da Torneira Automática adquirida.

REDUZINDO O VOLUME DO FLUXO DE ÁGUA

RESTRITOR DE VAZÃO

Você pode instalar o já conhecido arejador que mistura ar à água, reduzindo o volume de água que sai da torneira sem reduzir o conforto ou a sensação de volume de vazão. Isso se sua torneira permitir a instalação do arejador. 

Mas um mecanismo que poucos conhecem é o restritor de vazão. Você pode instalar o restritor de vazão na base da torneira, por onde a água chega. Para instalar é bem fácil e você nem precisa de um especialista no assunto para isso. Só tenha a atenção para fechar o registro antes de instalar e depois, desencaixe o chuveiro ou torneira do cano (você pode instalar também na descarga). O redutor ou restritor deve ser colocado logo na entrada da água.

Você precisa testar o restritor para saber qual será a real economia e se o dispositivo realmente está funcionando e se foi instalado corretamente. Por isso, antes de instalar, pegue uma garrafa pet e comece a enchê-la com um cronômetro contando o tempo até que ela fique completa de água. Depois de instalar, faça novamente o mesmo procedimento. Se demorar mais tempo para encher, significa que está tudo certo.

Porém, no caso dos chuveiros, é preciso ter um certo cuidado e ver se a estrutura hidráulica comporta a instalação de um restritor. Por exemplo, em alguns chuveiros, a água quente só começa a sair a depender do volume de água. Adicionar um restritor de vazão a esse sistema pode prejudicar essa característica. Se o aquecimento for central, não haverá problemas quanto a isso.

REGISTRO REGULADOR DE VAZÃO

Esse registro pode ser comprado separadamente da torneira. Ele será instalado na saída de água diretamente na parede. O engate flexível será conectado ao Registro Regulador de Vazão e à Torneira Automática.

Após instalado, você regulará o fluxo que deseja que sairá de sua Torneira Automática girando apenas o parafuso do restritor com a chave adequada.

REDUZINDO O TEMPO DO FLUXO DE ÁGUA

COMO REGULAR O TEMPORIZADOR

Dependendo do modelo de Torneira Automática que você comprar é possível regular o temporizador do fluxo de água. Em alguns modelos basta fixar uma chave e girar o sistema de controle de fluxo de água, em outros é necessário desmontar a torneira para ter acesso ao sistema de regulagem do fluxo de água.

Você deve ler com atenção o manual de instrução da Torneira Automática adquirida ou entrar em contato com o SAC do fabricante para saber se é possível regular o temporizador de sua torneira.

 

OUTRAS FORMAS DE ECONOMIZAR ÁGUA

Além de ajustar o temporizador da sua torneira automática, existem outras coisas que você pode fazer para ter uma grande economia de água. Confira!

CONSCIENTIZAÇÃO

Se você tem uma empresa, certamente precisará conscientizar muitos funcionários sobre a economia de água. Faça com que eles entendam que essa economia não é pelo dinheiro em si, mas porque a água é um recurso muito valioso.

Você pode espalhar cartazes pela empresa com estatísticas sobre a quantidade de água potável disponível, quantos litros são gastos em um banho de 10 minutos, quantos litros são gastos com a descarga ou quando escovamos os dentes com a torneira aberta e assim por diante.

APROVEITE A ÁGUA DAS CHUVAS

Uma ótima forma de economizar água é aproveitando a água das chuvas. Isso vale tanto para empresas quanto para casas. Com um simples sistema de calhas é possível economizar bastante água, utilizando-a para limpeza por exemplo.

TROQUE AS TORNEIRAS

Que tal trocar as suas torneiras comuns por uma automática de pressão ou com sensor de movimento? Dessa forma você consegue evitar que alguém deixe a torneira aberta após fazer a barba ou ao lavar as mãos. É uma ótima forma de reduzir o desperdício de água.

INSTALE UM REDUTOR DE VAZÃO

Um redutor ou restritor de vazão é uma excelente opção para quem quer economizar água. Você não precisa trocar, por exemplo, as descargas da casa ou da empresa para economizar água. Instalar um redutor de vazão é uma maneira muito mais rápida e econômica de fazer isso.

Comece a economizar agora mesmo. Compre sua Torneira Automática e dê adeus ao desperdício de água e de dinheiro.

Se quiser saber mais sobre Torneira Automática leia o artigo Tudo o que você precisa saber sobre Torneira Automática